ABOUT

O projecto Fórum Urbano promovido pela Associação Locals Approach, em parceria com a Faculdade de Arquitectura-UL e a Universidade Autónoma de Lisboa, surge no âmbito do programa BIP/ZIP (Bairros de Intervenção Prioritária/ Zonas de Intervenção Prioritária) promovido pela Câmara Municipal de Lisboa e pretende mapear, organizar e categorizar experiências de desenvolvimento comunitário, realizadas nestes territórios entre 2011 e 2016.

O objectivo principal deste projecto Fórum Urbano é a co-criação de um fórum de partilha, através de um processo de acção-reflexão assente em metodologias participativas, focado no universo BIP/ZIP. Neste fórum dá-se sobretudo destaque aos agentes transformadores, pessoas reais que são ou foram protagonistas de mudança em territórios BIP/ZIP. O Fórum Urbano, pretende fomentar pontes, conectando modos de fazer, recursos e agentes locais.

O projecto assenta numa parceria com duas universidades, a Universidade de Lisboa e a Universidade Autónoma, ambas com competências reconhecidas na área da Arquitectura, Urbanismo e Design, potenciando a realização deste concurso em ambiente académico.

O presente concurso, uma das actividades do projecto BIP/ZIP Fórum Urbano, ambiciona promover a interacção, reunião e espírito crítico entre os envolvidos, bem como o contacto entre os profissionais, estudantes de Arquitectura e Design, projectos de intervenção comunitária e suas comunidades.O Concurso

O concurso procura a melhor solução para um dispositivo expositivo que se adeqúe à exposição itinerante integrada no projecto Fórum Urbano. A exposição itinerante irá percorrer vários pontos da cidade, entre Maio e Outubro.

O processo do concurso inclui uma componente de reflexão, focada nos problemas e oportunidades deste tipo de projectos, apoiado num debate sobre os temas em causa, com  questões apresentadas por associações, grupos informais e habitantes. Este acompanhamento inclui igualmente sessões monitorizadas por professores das faculdades de arquitectura e design e por representantes da Investwood, onde serão discutidas as soluções projectuais, relativamente, à sua concepção e programação, bem como toda a sua componente construtiva.

Estão também previstos momentos de convívio e partilha, que têm como objectivo a interacção entre todos.Objectivos

  • Criar oportunidade para alunos e recém-licenciados participarem em projectos com forte impacto social, ancorados numa situação real, que culmina na execução do projecto vencedor.
  • Articular instituições de ensino superior, instituições públicas, marcas e promotores de projectos de desenvolvimento local num ambiente de discussão e reflexão, de forma a potenciar soluções socialmente mais sustentáveis.
  • Utilizar o desenho e o projecto como ferramentas aglutinadoras de comunidades, intervindo na cidade de Lisboa, oferecendo melhor acesso à informação a moradores, trabalhadores e visitantes/turistas.